sexta-feira, 10 de agosto de 2012

Programação especial no dia do aniversário de Jorge Amado!

Exatamente hoje 10/08, Jorge Amado estaria completando 100 anos de vida. E por isso, a nossa programação de hoje está muito especial!!


16h: Meu Adorável Fantasma - Kiss me Goodbye - Robert Mulligan, (93 min)
Versão hollywoodiana de "Dona Flor e seus Dois Maridos". Um filme raríssimo de ser achado!

18h: Quincas Berro D'água - Sérgio Machado, (104 min)
Lembrando que essa sessão será gratuita!

20h: Palestra - A pluralidade da obra de Jorge Amado no audiovisual
            - Sérgio Machado - diretor de Quincas Berro D'Água, e também dos filmes Cidade Baixa (Melhor filme no Festival do Rio), Onde a Terra Acaba (Melhor documentário no Festival do Rio, Festival de Havana e no Festival de Biarritz)
            - Mauro Alencar (doutor em Teledramaturgia pela Universidade de SP)

Venham comemorar essa data especial com a gente!

Abaixo um pouco sobre cada filme.
Meu Adorável Fantasma
Informado do fenômeno de bilheteria de "Dona Flor e seus dois maridos" no Brasil, com seus dez milhões de ingressos vendidos, Hollywood interessou-se por produzir uma nova versão do filme brasileiro, decalcado de Jorge Amado. Era importante que houvesse um tempero anglo-saxônico para dar um sabor hollywoodiano à história da mulher insatisfeita no casamento que mantém um caso extraconjugal com o fantasma de um finado amor. Foi quando o cineasta Robert Mulligan (1925-2008) entrou em campo. Sally Field concorreu ao Globo de Ouro de melhor atriz de comédia pela produção, na qual interpreta Kay Villano, viúva de Jolly (James Caan), um famoso coreógrafo da Broadway. Cerca de três anos após a morte de Jolly, Kay decide se casar novamente, e escolhe como companheiro um egiptólogo sem qualquer charme, Rupert (Jeff Bridges). Sem a bossa de Jolly, que apesar do caráter questionável era um amante fogoso, Kay leva uma rotina sem prazeres. Mas tudo muda em seu destino depois que o espírito de Jolly decide lhe fazer uma visitinha, reaquecendo suas noites frias. Às vésperas de seu matrimônio, Kay precisa decidir como vai acomodar um par de paixões em seu coração.

Quincas Berro D'Água
Visto por 281.241 espectadores em circuito, "Quincas Berro d'Água" (2010) carrega um tufão nos quadris, formado por três ventos: a picardia, a irreverência e a sensualidade. É a partir desses três substantivos, cada vez mais raros no cinema nacional, que o diretor Sérgio Machado ("Cidade Baixa") tira uma radiografia do bas-fond baiano a partir do Pelourinho. Machado construiu uma Bahia onde o prazer é a única lei seguida pelo exército de um Brancaleone bêbado: o ex-funcionário público Joaquim (Paulo José), que aposenta sua monótona vida de chefe de família para cair na esbórnia. De marafo na mão, ele adota a alcunha de Quincas Berro D'Água e renasce, carregando sob suas asas uma trupe de desvalidos. Nas ruas, sua morte moral dá berço a um Quincas brincalhão, que vai acolhendo maltrapilhos sob seu abraço. Em nome da folia, ele forma uma tropa de pés-rapados. Nas telas, a atriz Marieta Severo vive a cafetina (à espanhola) Manuela. Somados, esses seres da noite nos levam a uma procissão por um carnaval de almas danadas, felliniano, que tem no riso seu único norte.

Nenhum comentário:

Postar um comentário